20050421

Continuo exausto. Vou ver se tiro férias (para aí uma semana) no início de Maio.

Além de descansar, vou aproveitar para tratar do BI, do cartão de utente e dessas coisas todas.

Ando mesmo a dormir mal… não sei o que se passa comigo. Parece que estar descansado e sem sono é uma memória vaga e distante.

Bem, o concerto dos Judas Priest foi fantástico, maravilhoso, tocante, delicioso, excitante. É uma banda que pouca gente em Portugal aprecia, já que não têm nada de gótico ou nu-metal ou outros sub-géneros “da moda”, e, por outro lado, por qualquer razão os “metaleiros” antigos conhecem Iron Maiden, mas não Judas Priest. Normalmente quando saio à noite sinto-me velho; no concerto senti-me jovem – a maioria do pessoal lá devia estar entre os 35 e os 40 e tal.

11 Comentários a “20050421”

  1. velvetsatine diz:

    “os “metaleiros” antigos conhecem Iron Maiden, mas não Judas Priest”

    Não deves conhecer muitos metaleiros! Eu não aprecio Judas Priest mas conheço dois metálicos convictos (uma menina e um menino) e ambos conhecem Iron Maiden e Judas Priest e foram ao concerto. 😉

  2. Mesmo assim, acho que não é a mesma coisa, em termos de “fãs”. Aliás, conheço muitos NÃO-metaleiros que vão aos Maiden em Junho, e que não foram – nem pensaram ir – aos Priest.

    Maiden toda a gente conhece – mesmo que não conheçam os últimos álbuns, conhecem todos os clássicos dos anos 80. Priest, em Portugal, parece resumir-se a 2 ou 3 músicas, tipo “Painkiller” e “Breaking the Law”.

    E é uma pena, porque Judas Priest são um espectáculo. Acho que a falta de popularidade no nosso país se deve à ausência de um “gimmick” (isto já parece wrestling… 🙂 ) – não são ultra-controversiais, não têm letras escandalosas, não têm algum membro que já foi acusado de pedofilia, nem têm uma cantora de ópera como vocalista, e mesmo coisas em que foram pioneiros (tipo o som de 2 guitarras – eles foram quase os primeiros a fazer alguma coisa nesse sentido) não lhes são normalmente atribuídas.

  3. velvetsatine diz:

    Eu concordo q por vezes existem bandas subestimadas. Vá lá saber-se porquê. A música é boa e as letras também e no entanto o sucesso comparado com o de outras acaba por ser ínfimo, mas acho que esse quase anonimato acaba por tornar essas bandas talvez ainda mais “respeitadas”.

    Não posso dizer que conheça Judas Priest; o pouco que conheci muito sinceramente não me agradou, mas eu também nunca fui muito convencional em termos musicais – nos meus tempos de “teenager pseudo metálica” ao passo que todas as meninas, que eu conhecia, gostavam de Halloween e WASP e Manowar, eu gostava de Suicidal Tendencies, Anthrax, Metallica e PANTERA… 😀

    Os Iron Maiden, quer queiramos quer não, continuarão a ser uma referência no mundo do heavy metal, por isso quase arriscaria dizer que é perfeitamente “normal” ir-se a um concerto de Maiden ainda que não se seja metálico.

  4. http://www.audioscrobbler.com/similar/Judas+Priest

    Lista de bandas “parecidas” com os Judas Priest, usando o velho método de “quem ouve A ouve também B” (exactamente como funcionam as recomendações em montes de lojas online, por sinal).

    Vê quantos conheces…

    P.S. – isso deve funcionar para qualquer banda, desde que substituas “Judas+Priest” pelo nome do que tiveres em mente – substituindo os espaços por “+”.

  5. velvetsatine diz:

    Olha q ainda existem naquela lista uns qts nomes meus conhecidos. Vou dizer-te os que conheço e cujas relíquias de vinyl aqui tenho. No entanto, atenção, que a maioria eram as bandas ouvidas pelo meu irmão, eu ouvia por arrasto. Aquelas de q realmente gostava são as mencionadas no outro comment.

    Aqui vai a lista:

    Iron Maiden
    Slayer
    Megadeth
    Ozzy Osbourne
    Helloween
    Kreator
    Metallica
    Testament
    Death
    Pantera
    Overkill
    Venom
    Twisted Sister
    Sodom
    Exodus
    Whiplash
    Exciter

    Mas Judas Priest n temos! Curioso, de facto.

  6. Paulo diz:

    meu amigo tu estás aqui a falar de duas grandes bandas, mas o facto é que iron maiden sempre superou os judas priest, en tudo, basta dizer que os regressados judas priest não tiveram a mesma massa de fanatismo que maiden criou, quando foi o regresso do bruce. isto já para não falar de todas as novas bandaas de metal que se dizem influênciadas, que que começaram a ouvir metal atraves de iron maiden. para finalizar qts albuns de tributo existem de maiden??? montes deles. mas gostos não se discutem, gosato das duas bandas, mas maiden supera muito…
    UP THE IRONS!!!!!!!!!!!!

  7. Popularidade não é argumento. 🙂 Adoro Maiden e adoro Priest, mas acho que os Maiden actualmente estão mais “cansados” (curiosamente, o Bruce a solo não está – muito pelo contrário).

  8. metalking diz:

    Pra vossa informação existem mais albuns tributo a Judas Priest do que de Iron Maiden…basta procurar bem

  9. Zero_Still diz:

    IRON MAIDEN é a melhor e naum tem, mas priest naum eh uma merda. Pelo contrário mas o IRON MAIDEN bem, o Maiden EH UM DEUS!!!!!!!!!!!!!!

  10. vitor diz:

    que heresia um bando de mane fala que iron maiden e a melhor eu sinceramente curto bastante iron maiden mas dize que e melhor que judas e uma tremenda heresia sendo que se naum fosse o priest ter amuderico o heavy metal no comeco dos anos 80 ter insirido velocidade as bandas de metal as guitarras dobradas as roupas de couro iron naum era nada ….ah e para informar o paulo vc ta muito enganado as bandas de metal hoje em dia saum muito mais inspiradas em judas priest do que iron maiden so pa te cita algumas das mais importantes da longa lista,pantera,metallica,iced earth,skid row,testament,slayer(tinha ate banda cover do priest),angra,hammerfall,manowar,sepultura,primal fear so pa te cita algumas e pode procura na net os cover que bandas fizeram do judas e bem maior que do iron

  11. jack diz:

    tudo bem…eu tenho 33 anos, fui metaleiro em puto..tinha montes de vinil de maiden, metallica etc…e só tive uma discografia completa em vinyl…judas priest…e tinha o kuarto forrado com posters..a maioria judas priest..o ke significa ke muita malta da velha guarda gosta..e conhece…kem ñ conhece..nunca foi metaleiro..hoje ñ existem metaleiros kem ouve korn evanescense, within temptation e se diz metaleiro…nunca viveu o espirito da coisa…eu vivi viva os anos 80