Custou, mas foi…

Pois é, todos os meus sites estiveram aproximadamente 2 dias em baixo.

Razões para isto? O grande upgrade de servidor. Inicialmente, tudo correu bem. Mas, depois, por ter mudado a placa de rede de ligação à net, fiquei sem ligação à Netcabo quase um dia inteiro, e a minha tentativa de fazer reset ao modem fê-lo ficar com um firmware bem mais antigo. Acabei por o ter de actualizar à mão (e sem net… that was fun. :)).

Como se isso não bastasse, a certa altura o Apache (servidor de web) começou a não querer arrancar, sem dar qualquer mensagem de erro que ajudasse a identificar a causa do problema. Depois de gastar muitas horas com isto, lá descobri que desactivando o módulo de PHP aquilo funcionava, e activando-o já não. Mas o PHP em si funcionava bem, separado do Apache. Recompilei o bicho N vezes, desactivando uma opção de cada vez até que aquilo desse, e descobri que era o MySQL. Eu estava a usar uma versão compilada à mão, para usar o 4.1 em vez do 4.0, que vem nos ports. Mas antes tinha funcionado bem… Weird. Bem, acabei por voltar ao MySQL dos ports do OpenBSD.
E agora está a dar. Entretanto, descubro que há uma versão nova do WordPress, e lá vou eu actualizar o bicho. Re-entretanto (ou “entreentretanto”?), por ter andado tanto às voltas com isto, deixei metade do sistema com um debugging exagerado activo, e vou ter de recompilar para voltar a deixar como estava.

E se isto não foi a entrada de blog mais técnica aqui, I’ll eat my hat. 🙂

Os comentários estão fechados