Europa salva pelo álcool!

Uma das grandes ironias da história é o facto de que a Europa é o que é hoje – e não algo substancialmente diferente – por causa do álcool.

No século XIII, os Mongóis invadiram a Rússia (ou o que viria a ser a Rússia), e de seguida a Hungria e Polónia. Conseguiram vitórias atrás de vitórias, dizimando completamente os exércitos dos países europeus, e preparavam-se para invadir o “Holy Roman Empire” (basicamente, o que hoje em dia é a Alemanha, mas maior), e de seguida a França, e sabe-se lá o quê a seguir.

Nada parecia ser capaz de os deter – há relatos de que o Rei de França, por exemplo, já acreditava que ia ser morto em breve pelos invasores.

Até que Ogadai Khan, líder dos Mongóis (e filho de Genghis Khan) morreu. Já era alcóolico há anos, e desta vez abusou de tal forma, que não sobreviveu à bebedeira.

Tendo notícias disso, o exército Mongol, que se preparava para conquistar a Europa, voltou para trás, para os seus líderes participarem nos rituais de sucessão ao Khan.

Pensem bem. Se não fosse a bebedeira que matou o líder Mongol, eles teriam, basicamente, conquistado toda a Europa. Possivelmente, esta seria diferente, mesmo hoje – cultura diferente, por exemplo. Não havia nada na Europa capaz de fazer frente às hordas Mongóis… mas o álcool fê-los voltar para trás.

Há mais na Wikipedia.

Há acasos assim na história que dão que pensar.

5 Comentários a “Europa salva pelo álcool!”

  1. Kanzentai diz:

    It’s an interesing thesis.

    Mas acho que só se o tipo não tivese bebido o que bebeu nessa altura é que saberíamos se eles nos teriam conquistado ou não 🙂

  2. Vê na Wikipedia. Ou no Medieval: Total War. Ou em qualquer livro de história. Eles estavam a ganhar TODAS as batalhas, facilmente. Ninguém na Europa os parava.

  3. Kanzentai diz:

    We will never know 🙂

  4. Mas temos 99% de certeza. E tu também terias, se investigasses, em vez de ESTARES SIMPLESMENTE A DESAFIAR A MINHA SUPREMACIA, MORTAL! 🙂

  5. Kanzentai diz:

    Like I said, “We’ll never know” ^^