Modem Netcabo

Amanhã, ao fim do dia, vai a minha casa uma equipa da Netcabo, trocar o modem, porque:

devido a uma
acção de upgrade da rede NetCabo, o seu Cable Modem vai deixar de ser
compatível com a nossa rede.

Com este upgrade, pretendemos aumentar a segurança do seu acesso e a
incorporação de novas funcionalidades que iremos anunciar oportunamente.

Não faço ideia de que “novas funcionalidades” eles estarão a falar, e, quanto a “aumentar a segurança”, espero mesmo que eles não comecem a bloquear ports e parvoíces do género. Nem toda a gente usa Windows, e nem toda a gente é completamente leiga em questões informáticas. Com sorte, eles apenas mencionam isso porque têm de convencer as pessoas de que ficam a ganhar em alguma coisa, e falar em “segurança” está na moda…

Outra coisa que pensei (e até espero que seja isto) é o seguinte: eu tenho acesso de 4 Mbits, e sei que o meu modem (3Com, barbatana) só vai até 6 Mbits ou coisa do género. Será que eles vão aumentar a largura de banda, sem aumentar os preços, como já fizeram há uns tempos para serem competitivos com o ADSL? Se sim, isso explicaria a necessidade de outro modem… e passar para 8 megas seria óptimo. 🙂

Infelizmente, com isto, os meus sites vão estar em baixo amanhã, entre as 18h e uma hora indeterminada. Espero que corra tudo bem…

11 Comentários a “Modem Netcabo”

  1. Kanzentai diz:

    A barbatana aqui de casa vai até 38mbps, segundo a caixa 🙄

    É realmente curioso que a usemos desde os primórdios do Speed On 🙂

  2. Não me parece… já não me lembro onde é que vi isso, mas acho que as barbatanas só fazem 6 Mbps. Posso estar errado, of course.

  3. Eu tb tenho a barbatana desde os primórdios do Speed On e tinha aqui indicação de q tinha 10 Mbps.

  4. 10 Mbps é, provavelmente, a porta de rede que liga ao PC, e que este verá como “10 Mbps”, naturalmente. Mas o que conta é do modem para fora…

  5. Pois, é isso, confirmei agora com um amigo meu.

  6. Kanzentai diz:

    Mas significa que o modem suporta essa velocidade 🙄

    Portanto, a culpa é deles 🙂

  7. Não, não significa, de forma alguma.

    Pensa num modem de 56Kbps. De um lado, linha telefónica, que vai (teoricamente) até aos referidos 56K. Do outro lado, uma porta série que liga ao PC, e que normalmente está a 115200bps (o máximo normal em portas série). São meios diferentes. Essa porta já estava a 115200 mesmo quando o modem era de 33600, ou de 14400 (sim, tive modems a estas velocicades todas).

    A diferença, obviamente, é que um dos lados é convertido em som, vai por uma linha telefónica, passa por centrais da PT, e chega finalmente a outro modem (do lado do ISP), onde o som é outra vez convertido em dados. “modem” = “modulator/demodulator”, já agora. 🙂

    Do outro lado, é um cabo série que liga ao PC. Não tem muito a ver, pois não? 🙂

  8. funcionario netcabo diz:

    Boas…
    Trabalho directamente na netcabo e posso-te garantir que se trata de uma boa inovacao na rede netcabo, nomeadamente na gestao de trafego, ou seja, com a implementacao de novos sistemas e natural que modmes mais antigos tenho de ser trocados por nao suportarem as inovacoes… Afinal qual e o problema se a troca e COMPLETAMENTE gratuita? Mais alguma questão disponham

  9. Sportuga diz:

    Tambem me trocaram o modem e posso dizer que fiquei a perder
    o meu antigo modem sempre me deu velocidades acima do que estava contratado, sempre o utilizei como de fabrica sem updates de firmware nadfas mesmo, não sei porquê mas dava o dobro
    Ultimamente estava a dar-me perto de 8 mgs e o meu contrato é de 4
    Agora fizeram a troca para um feioso thomson e a vitesse caíu
    Nem consigo ter 4 mgs
    Eu fazia um download de um site referencia que conseguia 1000 e tal kbs e agora dá 200 e poucos
    Os testes na beltronica, speedmeter, via networks etc davam-me perto de 8 megas e agora dão 1 ou 2 megas
    Ou seja com esta troca nem o contratado me dá, estão a cobrar aquilo que tive amais
    este modem não vale nada é bom prá netcabo porque tem melhor controle sobre ele e limitam as velocidades como querem, fora aquilo que não sabemos que possam fazer.
    Se eu soubesse não faziam a troca só a fariam quando deixasse de funcionar, era meu paguei-o.
    A minha revolta é que agora nem 4 mgs tenho na realidade, e dizem-me eles que está bem assim que tenho aquilo que contratei.
    Eles não vão ofercer 8 megas a quem tem 4 nunca mais isso vai acontecer.
    vou procurar outros operadores e cagar nesta velocidade de 4mgs que na realidade hoje nem 1 mg me deu e o tipo pelo telefone a dizer que estava bem assim, em todos os testes que realizei nunca se aproximou de 2 mgs enquanto com o outro estava muito proximo de 8mgs

  10. zémanel diz:

    A questão deverá ser a versão DOCSIS né? vão fazer um upgrade para acabar com o pessoal que faz uncap e/ou que tenha arranjado maneira de por firmware macaco no modem e tal não é oh xor da netcabo?