20090925: várias novidades

  • Já tenho fibra óptica em casa! ZON 100 megas, com 6 megas de upload. A instalação correu bem e tudo. 🙂 Passei a ter também mais canais de TV, e uma box que permite gravar coisas e “alugar” filmes.
  • Tendo sextuplicado a largura de banda de upload, resolvi experimentar passar todos os sites outra vez para o meu PC caseiro. Neste momento parece estar tudo bem; a única coisa chata é que as ligações de SSH (a partir do emprego) parecem “morrer” passado um bocado, o que não acontecia no sistema anterior (também da ZON, mas por cabo, com um modem diferente). Ando a fazer experiências com keepalives e afins para ver se dá para contornar. De qualquer forma, se tudo correr bem, poderei eliminar um dos servidores externos e downgradar o outro para o mínimo (ainda preciso dele por causa do mail), poupando assim uns 50 euros todos os meses (considerando que estou a pagar mais 10 em relação ao que pagava antes, reduzo os meus gastos mensais em 40 euros).
  • Saiu finalmente o Gridrunner Revolution! Tens Windows? Experimenta a demo! É dos jogos mais lindos e mais psicadélicos (mas bem mais acessível que o Space Giraffe) que vi nos últimos tempos, e jogá-lo é um delírio. Tenho de experimentar ligá-lo à televisão grande…
  • Este site é hilariante, especialmente para um ateu como eu. 🙂
  • Voltei a escrever aqui.

EDIT: já contornei o problema dos SSHs: ServerAliveInterval 30 no /etc/ssh/ssh_config no PC do trabalho.

EDIT 2: escrevi mais sobre o Gridrunner Revolution aqui.

5 Comentários a “20090925: várias novidades”

  1. João Simões diz:

    Boas. Não te deixes enganar pelo nome que lhe dão. E refiro-me a esta tua frase “Já tenho fibra óptica em casa!” 😛
    Tens um pacote a que chamam Zon Fibra 100mb porque o cabo de fibra óptica só vai até ao “armário” que serve a tua zona o que tu tens em casa é um cabo coaxial 😛

    • Cabo coaxial que supostamente tem um limite de 400 megas… 🙂

      Anyway, a minha preocupação é o upload (por causa dos sites), e já fiz mais de 600 KB/s sustentado (o que é mais de 5 Mbits, quase o anunciado).

  2. PTMb diz:

    Eu não tenho Zon fibra, mas tenho Zon normal por cabo e tenho que admitir que estou extremamente insatisfeito. Para começar, aconselho-te a evitar o modem/router sem fios deles, é um Netgear com vários problemas, incluindo um problema por resolver no firmware da Zon desde o Outono do ano passado, que impede qualquer comunicação entre o computador e um servidor através de portas do IRC, impedindo, por exemplo, vários jogos, vários chats de jogos, e vários servidores de IRC. Além disso, recentemente sites aleatórios ficam inacessíveis sendo obrigado a ter de usar um proxy para os aceder. Por fim, aconselho.te a utilizar um sistema de DNS independente como o OpenDNS, visto que o DNS da Zon é actualizado muito tarde, e às vezes nem chega a ser actualizado para novos domínios online.

  3. Que tal tem sido a tua experiência com os “100 Megas”? Nota-se alguma diferença relativamente aos 20Mbits? Ou acaba por estar sempre limitado na maioria dos sites/downloads?