Impressões sobre a ZON Fibra 100 megas

Como me foi perguntado aqui

Ainda não fiz testes de downloads a sério. “Sente-se” a navegação mais rápida, e a a velocidade indicada ao fazer downloads (refiro-me a fazê-lo pelo browser, ainda não fiz nada por torrents e semelhantes desde que tenho fibra) tem sido em geral maior.

A questão é que o que eu queria deste acesso era o upload. Foi por isso que pedi 100 megas (6 de upload); se só quisesse isto para uma utilização “normal”, provavelmente não notaria qualquer diferença se tivesse “apenas” 50 megas (3 de upload).

Já consegui mais de 600 KB/s (bytes, não bits) de upload, fazendo vários em simultâneo. Com 1 Mb de upload (o que tinha antes), o limite era 128 KB/s, e tendo os sites todos aqui o gráfico de utilização passava parte do dia a bater nesse valor.

Em relação a downloads, de qualquer forma, não se aproveitam velocidades destas usando wireless G, como eu ainda tenho em casa, em que as velocidades médias andam na ordem dos 20 megabits (os 54 são teóricos). Penso, no entanto, eventualmente passar o maior número de coisas para wireless N (usando um router N ligado ao router/modem deles por ethernet a 100).1

Anyway, até agora estou satisfeito — os sites estão mesmo rápidos, acedidos de fora, e pelo que vejo nos gráficos ainda tenho imensa folga para subir.

  1. Incidentalmente, acho que eles teriam sido muito mais simpáticos — e o serviço seria muito mais atractivo — se fornecessem um router/modem com wireless N e portas ethernet gigabit. Como está, é um desperdício completo se se usar wireless, e mesmo por ethernet qual é o sentido de contratar mais de 100 megas quando as portas do router não passam disso? Espero que no futuro abram os olhos… e, já agora, troquem os modems aos clientes sem nenhum custo para estes últimos. []

Etiquetas: , ,

Um Comentário a “Impressões sobre a ZON Fibra 100 megas”

  1. Emanuel diz:

    Bom dia,

    Também sou um cliente da ZON TVCabo Fibra há aproximadamente 6 meses e posso dizer que estou satisfeito com o serviço. Tenho vários canais, internet a 50 megas e telefone ilimitado, portanto vale a pena a um valor muito bom, creio eu.

    As velocidades no serviço de net, são boas anda sempre entre os 48 a 50 MB mas cada caso é um caso. Eu por acaso tenho excelente valores e por isso ajuda. A minha utilização passa por ver vídeos no tubo, streaming de podcasts, sacar software de páginas, um torrent de vez em quando.

    Em relação à ZON BOX HD + DVR nunca tive problemas graves. Uma vez ou outras empanca, mas isso é normal, mas logo de seguida reinicia e pronto fica tudo bem. Acho que sou um cliente sortudo nesse aspecto, porque tenho ouvido muitas queixas do equipamento. Mas, é por isso que se paga o equipamento mensalmente e assim se acontecer alguma coisa com o equipamento, trocas. Wink

    Uma das vantagens desta tecnologia na ZON, é que a televisão é totalmente independente da Internet. Desta forma posso ter diversas televisões em casa ligadas ao mesmo tempo, a ver conteúdos HD sem qualquer redução na qualidade da Internet nem da própria imagem das televisões. Este é uma das principais limitações da IPTV, tanto sobre ADSL como sobre Fibra, pois a utilização de televisão consome 10Mb de largura de banda por cada TV com HD.

    Por último sugiro que se tiverem alguma problema como eu tive no caso da Internet, tens que insistir, telefonar, telefonar, escrever um post no fórum oficial da ZON (foruns.zon.pt), que eles assim sabem que o cliente está atento a todas as situações.