Peripécia: Ubuntu e ddclient

Hoje de manhã, antes de vir para o trabalho, estive a fazer umas mudanças / experiências com a rede, que incluiram desligar e voltar a ligar o cabo da ZON da parede, mas, antes de sair de casa, continuava a ter acesso para fora. “Tudo OK,” pensei eu. Mas chego ao trabalho, e vejo que o meu servidor caseiro está completamente inacessível.

Ao ir almoçar a casa, verifiquei que tinha mudado de IP, mas isso não se tinha reflectido no DNS. Fazendo um “ddclient -force”, ele apanhava correctamente o IP do router da ZON, mas o NameCheap (link af) queixava-se de que os records tipo A não existiam.

Puxei um bocado os cabelos, até que me lembrei de algo: estava antes a usar uma versão patchada para múltiplos domínios do ddclient, já que tenho vários a ser actualizados assim (e outros a funcionar por CNAME). Versão essa que tinha sido substituída por uma não patchada no upgrade para o Karmic. Versão esta que se confundia por incluír os vários domínios no ficheiro de configuração. Não tinha havido problemas até agora porque o IP nunca tinha mudado desde que tenho fibra.

Foi só voltar a patchar o bicho, e ficou tudo bem. 🙂 Mesmo assim, é sempre chato ter os sites algumas horas em baixo… bem, pelo menos foi por culpa minha (prefiro que assim seja, porque significa que posso resolver, sem estar dependente de ninguém), já que devia ter pensado nisto na altura do upgrade.

Etiquetas: , , ,

Os comentários estão fechados