Vídeos do YouTube no WordPress sem erros de (X)HTML

Acho piada a criar sites com HTML / XHTML válidos, e uma coisa que acho irritante é que, sempre que se insere um vídeo do YouTube num post, lá se vai a validação; obviamente isso não é uma prioridade para o YouTube / Google.

No WordPress 2.9.x é possível inserir um vídeo simplesmente copiando o URL do mesmo para o conteúdo do post, mas o código usado é o mesmo que o YouTube fornece, que continua a não validar.

Já tinha procurado uma solução para isto há uns meses, mas não parecia haver nada fácil e óbvio; hoje, no entanto, descobri o YouTube Producer, que converte o código fornecido pelo YT para (X)HTML válido. Até agora está a funcionar (e já converti alguns vídeos neste blog e noutro para este formato), se bem que não tenho neste momento browsers primitivos à mão, como um MSIE (já que uso Linux no trabalho), e é possível que este código seja mais exigente em termos de standards. Vou experimentar logo à noite, em casa, no meu PC de jogos.

Assumindo que não há problemas de compatibilidade, pergunto-me: 1) porque é que o YouTube não dá já código assim, e 2) porque é que o WordPress não faz já esta conversão.

Se alguém quiser servir de cobaia e for suficientemente masoquista para usar IE 😛 , pode ver se neste post o vídeo aparece correctamente.

Etiquetas: , ,

3 Comentários a “Vídeos do YouTube no WordPress sem erros de (X)HTML”

  1. http://wordpress.org/extend/plugins/vipers-video-quicktags/ Este plugin também resolve esse problema. Também tive a ver disso. Basta colocar o link do vídeo do Youtube que ele trata de colocar o vídeo com código válido. Atenção estou a falar para quem usa a plataforma WordPress, obviamente. 😉

    • Interessante, obrigado. Vou testá-lo logo ou amanhã.

      Continuo a achar que 1) o YouTube devia logo dar código decente, e 2) na aus?ncia de 1, o WordPress devia ele próprio converter os links para código válido.

  2. muito interessante mesmo…