Ronnie James Dio 1942-2010 :(

Ronnie James Dio Soube da notícia ontem à noite, e é como perder um familiar. 🙁

Não quero entrar aqui em grandes detalhes (até porque nestas alturas em geral fico um bocado sem saber o que dizer), mas desde que comecei propriamente a “gostar de música” (isto é, interessar-me, conhecer, distinguir, apreciar, etc., em vez de a tratar como ambiente de fundo ou como um mero “ritmo fixe”), lá para o início dos anos 90, que este tipo foi sempre parte da minha vida, tanto como vocalista como como “songwriter”. Alguns dos meus álbuns preferidos ainda hoje — “Elf”, “Ritchie Blackmore’s Rainbow”, “Rising”, “Long Live Rock ‘n’ Roll”, “Heaven and Hell”, “Mob Rules”, “Live Evil”, “Holy Diver”, “The Last In Line”, “Dream Evil”, “Dehumanizer”, “Strange Highways”, “Angry Machines” e “The Devil You Know” — têm-no como vocalista e são co-compostos por ele. Pensei que este ano ia realizar o meu sonho de ver a formação do “Dehumanizer” ao vivo, já que eles estavam anunciados para vir ao Optimus Alive em Julho (ainda há poucos meses ele estava supostamente a melhorar), mas não deu… e nunca vai dar.

É provavelmente egoísta da minha parte, mas não consigo deixar de pensar que, além da parte de nunca o poder ver ao vivo e falar com ele, também nunca mais vou ter o prazer de descobrir um novo álbum dele, o que tem sido uma alegria semi-regular na minha vida nos últimos 20 anos.

Assusta também pensar como uma vida pode acabar tão depressa, já que o cancro no estômago de que Ronnie foi vítima foi diagnosticado em 2009, ainda há menos de um ano, e ainda há poucos meses havia sinais de melhoria tão positivos que estavam previstos concertos dos Heaven and Hell para este verão. Menos de um ano entre estar-se saudável e a morte. Dá sempre que pensar.

Ficam cerca de 50 anos de carreira, dezenas de álbuns com várias bandas, e inúmeros momentos “mágicos” (em CD ou DVD, e nas memórias de quem lá esteve) de um músico que sempre deu o seu melhor pelos fãs.

Deixo-vos com Ronnie James Dio, Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice, em Junho de 2009 (sim, há menos de um ano): “Follow The Tears”.

Etiquetas: , , , , ,

8 Comentários a “Ronnie James Dio 1942-2010 :(”

  1. Luis Ferreira diz:

    Realmente uma péssima noticia, apanhou-me de surpresa . Irá deixar grandes saudades, a minha favorita dele: “Dio – Holy Diver”

  2. moises machado diz:

    MORRE O HOMEM,
    ETERNIZA-SE O MITO.
    SILENCIA-SE A VOZ,
    MAS AINDA ECOARA SEU RUGIDO.
    UM REI PODE MORRER,
    MAS SUA NOBREZA PERDURA.
    DEUSES… DEUSES NAO MORREM,
    RENOVAM-SE PELAS ERAS.
    LENDAS NAO SE ESQUECEM,
    SAO APENAS RECONTADAS POR OUTRAS VOZES…
    QUE OS DEUSES ILUMINEM SEU CAMINHO,
    E VOÇE TENHA SEU LUGAR ENTRE OS GUERREIROS.
    E NA ETERNIDADE QUE VIVEM AS ESTRELAS… VA EM PAZ IRMAO, UM DIA ESPERO TODOS NOS ENCONTRARMOS

  3. bonzo diz:

    EXEMPLO DE ARTISTA COMPLETO, CRIATIVO, EXCELENTE VOZ, CARÁTER, PERSONALIDADE.
    APRENDI MUITO CANTANDO SUAS CANÇÕES E ADMIRANDO SUA CARREIRA, LEMBRANÇAS DAQUELA COLETIVA EM SP.
    DESCANSE EM PAZ.
    BONZO
    EX VOCALISTA HARPPIA, BLACK SABBATH E DIO COVER

  4. velvetsatine diz:

    Isto tem sido um ano um bocado esquisito no que respeita a mortes no mundo da música. O vocalista dos Type O Negative. Segundo ouvi recentemente (por um aluno meu do 7.º ano!) o baixista dos Slipknot e pelo meio Dio. Como dizes dá que pensar, especialmente no curto espaço de tempo entre o cancro diagnosticado e a morte do músico…

  5. Ronaldo diz:

    Olá.
    Desculpe-me por usar este espaço, mas eu gostaria de comenter sobre seu post “Contra-argumentar é não dar ouvidos “. Como posso fazê-lo?
    Grato, Ronaldo.

  6. Ronaldo diz:

    Olá.
    Desculpe-me por usar este espaço, mas eu gostaria de comenter sobre seu post “Contra-argumentar é não dar ouvidos “. Como posso fazê-lo?
    Grato, Ronaldo.

  7. RODNEY diz:

    UM DOS MAIORES CANTORES DE METAL, PERCURSOR DO HEAVY METAL INCONFUNDÍVEL, ARTISTA COMPLETO, SE INTREGAVA NO PALCO…. VAI DEIXAR MUITA SAUDADE! VALEU DIO!!!!

  8. tao diz:

    Lembrei-me imediatamente de ti quando ouvi a notícia.
    Calculei que tivesse esse impacto em ti. ~:(

    @satine: não sabia do vocalista dos Type O Negative ~:(
    Raio de ano, de facto…